Buscar

5 curiosidades sobre São Francisco de Assis, que você certamente não sabia.

Conheça quatro curiosidades sobre São Francisco de Assis, neste dia em que celebramos a memória deste grande santo da Igreja.


FRANCISCO, na verdade era JOÃO!

Em 1182, nasceu aquele que mais tarde iria ser um dos santos mais populares do catolicismo, em Assis, na Itália. Em italiano, seu nome era Giovanni, que, se traduzido ao português, seria João. O nome foi escolhido pela mãe, que era devota de São João Batista. Porém, o sucesso do pai, o nobre mercante de tecidos, Pietro Bernardone, se devia em grande parte ao fato de ter feito fortuna nos comércios da França e, por isso, acabou rebatizando o filho como Francesco (forma de se referir a "francês", em italiano).


FRANCISCO, foi o criador do primeiro PRESÉPIO!

O presépio foi criado por São Francisco de Assis, em uma gruta na cidade de Greccio. São Francisco queria que as pessoas compreendessem melhor o nascimento de Jesus, com isso pediu para seu amigo Giovani preparar o local conforme ele tinha pedido. São Francisco celebrou o natal do Senhor entre o boi e o jumento para demonstrar a simplicidade do local que Jesus escolheu nascer.

Recebeu apoio do PAPA!

No primeiro ano de peregrinação, ele conquistara 11 seguidores. A princípio, o papa Inocêncio III ficou receoso em apoiar Francisco, mas mudou de ideia quando sonhou com o peregrino segurando a Arquibasílica de São João de Latrão, em Roma, um dos maiores símbolos da Igreja Católica. O papa interpretou isso como um sinal de que Francisco seria importantíssimo para a igreja e finalmente reconheceu a nova ordem fransciscana que estava começando.


Sua vida foi inspirada em Mateus 10,9.

Em Mateus 10,9, Jesus diz a seus discípulos: “Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos”, quando saírem para pregar o Evangelho. Sentiu-se inspirado a fazer o mesmo e começou a viajar na pobreza para pregar o arrependimento.

É o padroeiro dos animais e da natureza e conhecido por ser o “santo dos pobres”.

Ao longo dos séculos, Francisco foi admirado por seu voto de pobreza, humildade, liberdade religiosa, além da grande bondade com todos os seres vivos, em especial os animais.


São Francisco de Assis, rogai por nós!

Leia também:

Meu velho PAI!

Deus que se fez alimento?! Qual lição nos traz este tempo de PANDEMIA?

É possível ser santo?



23 visualizações0 comentário