top of page
Buscar

É possível ser SANTO?

"Deus nos quer santos para sermos o seu povo, consagrado a Ele."

Artigo de Terezinha Derosso, da Comunidade Legati Christi.



A Bíblia nos ensina o que muitas pessoas ignoram sobre a santidade. No Livro do Levítico 11,44 está escrito: “Pois eu sou o Senhor vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis Santos, porque eu sou santo”. Santidade não é coisa ultrapassada e nem só caminho penoso e cheio de sacrifícios heroicos.


O princípio da santidade é o amor, a misericórdia e o chamado de Deus que pede uma resposta do candidato até as últimas consequências.

É retribuir o amor de Deus, sem medidas, com liberdade de coração, porque Deus não força ninguém a nada. O ser humano é livre no seu sim ou no seu não. O jovem rico citado na Bíblia foi livre na sua resposta ao convite de Jesus, que continua a chamar seguidores, mesmo com respostas negativas.


Santidade significa “separado” por Deus para viver segundo o Espírito do Senhor e não segunda mentalidade deste mundo. Deus nos quer santos para sermos o seu povo, consagrado a Ele.

Muitos acham que santidade é ridículo e até zombam por que veem só o lado negativo da perda da liberdade, dos prazeres, das honras, glórias e elogios humanos que são visíveis. Na verdade não conhecem o lado bom, a graça de Deus, a glória e o elogio de Deus, a recompensa no céu, que não são visíveis pelo olhar humano. Tudo isso é conquista já aqui na terra, não sem sofrimento e cruz, mas Jesus Cristo também os teve e não esmoreceu.


A santidade é o “superar-se”, é romper com o pecado com a radicalidade, é deixar o caminho das drogas, da bebida, do sexo pelo sexo, das ideias vazias, da fofoca, do ódio, da violência, da falta de perdão. É possível ser santos, sim, porque “fomos batizados para viver uma vida sobrenatural, uma vida na graça”.


A prática religiosa não salva ninguém, o que salva é o amor, é Jesus Cristo, é a caridade de fazer o bem quando não recebemos retorno. É amar as pessoas difíceis que Deus coloca o nosso lado. É viver o amor desafiador de Deus em nós, que superar todas as nossas capacidades humanas. Não tenhas medo de ser santo! É um desafio!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page