top of page
Buscar

A importância da prática de leitura da Palavra de Deus.

Setembro, mês da bíblia, mês da palavra de Deus. Confira o belíssimo artigo abaixo sobre a importância de ler a Palavra de Deus, e algumas dicas de como criar habito pelo leitura.

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” (Hebreus 4,12)

Irmãos, neste mês dedicado à Bíblia, quero compartilhar com vocês o quão importante é ler a Palavra de Deus e o que isso deve significar para nós, cristãos católicos. Ao ler a Palavra de Deus, se tem contato com o próprio Cristo. Como diz São Jerônimo, Doutor da Igreja: “ignorar a Escritura, é ignorar a Cristo”, pois ele é o Verbo feito carne. Jesus nos convida a sermos homens e mulheres da Palavra. Que a tenhamos sempre presente, estudemos, meditemos, oremos e sobretudo, vivamos. Temos aqui o exemplo de Maria, nossa Mãe, que antes de conceber o Verbo no seio, o recebeu no coração e foi a primeira e fiel Discípula de Jesus que o pôs em prática.


Nós que temos esta experiência comunitária, a Palavra de Deus deve ser uma parte fundamental da nossa vida pessoal e comunitária. Por exemplo: ler em comunidade todos os dias um capítulo da Bíblia, tendo uma leitura seguida da Bíblia, Lectio Divina como Oração da Palavra, a Liturgia das Horas e a Sagrada Eucaristia. No plano pessoal, devemos rezar com a Palavra e meditar nela para torná-la viva. Tudo isso se realiza em nível comunitário, pois a comunidade é o que nos encoraja e nos impulsiona a não negligenciar nossa relação com o Senhor por meio de sua Palavra.



Lembremos que a Revelação Pública do Senhor está depositada na Palavra de Deus escrita e na Palavra de Deus oral, ou seja, a Sagrada Tradição da Igreja. Nestas duas colunas está a Verdade Revelada de Deus para a Humanidade.

Hoje Nosso Senhor Jesus Cristo nos convida a ser seus embaixadores (Legati Christi), assim como fazem os apóstolos que espalham a Mensagem de Salvação por todo o mundo. Aprender como São Juan Diego, que espalhou aquela mensagem de Salvação que Santa Maria de Guadalupe veio para nos trazer à América: que amemos seu Filho para que o recebamos em nossos corações, pois ela vem com Jesus em seu ventre imaculado. Que como São Juan Diego, Santo Alberto Hurtado, Santa Dulce dos Pobres, Beatos Manuel e Adílio e São Joselito, sejamos embaixadores de Cristo.


Emanuel Trevizo Aranda, Núcleo da Comunidade Legati Christi

Confira também:


Conheça 6 dicas para tomar o gosto de leitura pela Palavra de Deus:


1 – Leia a Bíblia todos os dias. Sem exceção! É como remédio: com ou sem vontade, tomamos, porque é necessário.


2 – Tenha uma hora marcada para a leitura bíblica. Descubra o melhor período para você e faça dele a sua hora marcada com a Bíblia.


3 – Marque a duração da leitura bíblica. É preferível 20 minutos diários do que a empolgação inicial, e depois não ser constante. Disciplina gera envolvimento.


4 – Escolha um bom lugar para o estudo bíblico. Local tranquilo, silencioso, para concentração e oração. O importante é realizá-lo, qualquer que for o lugar.


5 – Leitura ativa. Leia a Bíblia com caneta na mão, sublinhe os trechos importantes. Com o texto bem marcado, será fácil lembrar e encontrar o que procura.


6 – Faça o estudo bíblico em espírito de oração. Trata-se de um diálogo: você escuta, acolhe, sensibiliza-se e responde.


683 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Danilo Nholla
Danilo Nholla
Sep 23, 2020

Muito bom recomendo

Like

Legati Christi
Legati Christi
Sep 18, 2020

🙌🙌😀😀

Like
bottom of page