top of page
Buscar

“Abre tua mão para o teu irmão!” (Dt 15,11).

Que esse mês de bíblia nos faça mais irmãos uns dos outros e, principalmente, daqueles mais necessitados. Que a aproximação com a Bíblia nos aproxime e nos conecte na mesma fé. Confira abaixo, um material com roteiro para o mês da bíblia, proposto pelo CNBB, para os grupos de oração, grupos de família, etc.


APRESENTAÇÃO

Vivemos um tempo complexo com inúmeras transformações em nosso cotidiano devido à pandemia do COVID-19. Muitas têm sido as iniciativas das comunidades para manter vivo o vínculo da fé e oferecer alternativas para que cada pessoa, dentro das suas possibilidades, possa viver sua espiritualidade e sentir-se fortalecida pela fé. Foi neste intuito que nasceram estes roteiros que se destinam a cada pessoa que deseja partilhar a experiência de viver o mês da Bíblia. Todos os anos a CNBB sugere a leitura e estudo de um dos livros da Bíblia. A escolha do livro está diretamente ligada ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano. Em 2020, durante o período quaresmal, fomos convocados pelo tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e pelo lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) a prepararmo-nos para a celebração do mistério pascal. Em consonância com esta proposta que colocava a vida dos mais necessitados em foco, para o mês da Bíblia a CNBB propôs o livro Deuteronômio e o lema “Abre tua mão para o teu irmão!” (Dt 15,11).


O livro do Deuteronômio exige um estudo profundo, mas permite também uma aproximação que nos coloca num processo mistagógico, de penetrar no mistério de um Deus que cuida e coordena a vida de um povo nem sempre fiel. Por isso, selecionamos alguns versículos do livro que pudessem nos ajudar a entrar nesta estrada do mistério da ação de Deus a nos guiar. Os roteiros são simples, podem ser rezados individualmente ou em família ou em grupos pastorais das redes sociais. Como a escolha do livro chama atenção para o cuidado com a vida, escolhemos acompanhar cada versículo com um pequeno texto escrito pela Igreja Católica, por vezes, de alguma encíclica, homilia ou carta. Os roteiros são adaptáveis às necessidades ou desejos de quem se dispor a fazer essa peregrinação ao longo do mês de setembro. Por isso, a oração pode durar alguns minutos apenas, mas se expandir ao longo do dia ou da semana por meio de compromissos pessoais com a Palavra. Os refrões sugeridos podem ser modificados de acordo com músicas mais conhecidas. As preces são sempre muito livres.

A proposta de aspersão com água benta foi pensada para todos os dias, mesmo para aqueles que fizerem o roteiro sozinhos ou em família. É um gesto que nos recorda a comunhão com todos os que estão sofrendo com a pandemia e os cuidados exigidos neste tempo, como o simples, mas essencial, gesto de lavar as mãos. Caso rezado em família, pode-se acrescentar a vivência da comensalidade, um pequeno lanche, por exemplo. Que esse mês de oração nos faça mais irmãos uns dos outros e, principalmente, daqueles mais necessitados. Que a aproximação com a Bíblia nos aproxime e nos conecte na mesma fé.

Fonte: CNBB

Abaixo você encontra o material completo do roteiro, disponível para download.

Roteiros para o Mês da Bíblia 2020 - CNB
.
Fazer download de • 533KB

30 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Danilo Nholla
Danilo Nholla
23 de set. de 2020

Excelente artigo

Curtir

Danilo Nholla
Danilo Nholla
01 de set. de 2020

Muito bom

Curtir
bottom of page