"Dá-nos, ó Maria, um ânimo grande. Um coração grande e generoso que chegue a todas as dores e a todas as lágrimas!" (Dom Orione)
“Só a caridade salvará o mundo!” - foram estas palavras que levaram o jovem Luis Orione, guiado e confiado totalmente à Divina Providencia, a dedicar toda a sua vida e, mais tarde seu ministério sacerdotal, a obras de caridade afim de aliviar as misérias humanas.
Fiel devoto de Nossa Senhora, Dom Orione nasceu em Pontecurone, no norte da Itália, no ano de 1872. Desde cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio.
Teve sua formação, sendo guiado pelas palavras de São Francisco de Sales, semeadas por Dom Bosco, o que o cativou a trabalhar dedicando sua vida em prol dos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade.
Fundou a Congregação da “Pequena Obra da Divina Providência”. Em 1899, Dom Orione deu início a mais um Ramo da nova Congregação: os “Eremitas da Divina Providência”. Em 1903, recebeu a aprovação canônica aos “Filhos da Divina Providência”, Congregação Religiosa de Padres, Irmãos e Eremitas da Família da Pequena Obra da Divina Providência. Toda a sua obra tinha como lema e objetivo: “trabalhar para levar os pequenos, os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade”..
Seu zelo missionário atravessou fronteiras, chegando em 1913 ao Brasil, em seguida, à Argentina, ao Uruguai e diversos países espalhados pelo mundo. Dom Orione esteve pessoalmente duas vezes na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile. Ao final de sua segunda vinda à América, já embarcando no navio de volta, Dom Orione exclamou: “Vivo ou morto, voltarei!”.
No ano de 1940, estando gravemente doente, Dom Orione entrega sua alma à Deus, no dia 12 de Março.
Anos mais tarde, seu corpo é encontrado incorrupto, e seu coração é trazido em um relicário, até Buenos Aires, na Argentina, onde permanecerá para sempre.
O Papa Pio XII o denominou “pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada” e o Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004.
São Luis Orione, rogai por nós!
Comments