top of page
Buscar

Quantos preceitos a Igreja possui?

Os Preceitos da Igreja foram promulgados para garantir o mínimo que os fiéis devem fazer para o seu crescimento espiritual, e no amor a Deus e ao próximo.


O primeiro preceito “Participar da missa inteira e abster-se de trabalhos servis nos domingos e festas de guarda”. Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, bem como as principais festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos, que a Igreja declara como sendo de preceito, sobretudo participando na celebração eucarística em que a comunidade cristã se reúne e descansando de trabalhos e ocupações que possam impedir a santificação desses dias.


O segundo preceito – “Confessar-se ao menos uma vez em cada ano”. Assegura a preparação para a Eucaristia, mediante a recepção do sacramento da Reconciliação que continua a obra de conversão e perdão do Batismo.


O terceiro preceito – “Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição” garante um mínimo na recepção do Corpo e Sangue do Senhor, em ligação com as festas pascais, origem e centro da liturgia cristã.


O quarto preceito – “Guardar abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja”. Assegura os dias de ascese e de penitência que nos preparam para as festas litúrgicas e contribuem para nos fazer adquirir domínio sobre os nossos instintos e a liberdade do coração.


O quinto preceito – “Prover as necessidades da Igreja, segundo os legítimos usos e costumes e as determinações”.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page