Buscar

Grupo de oração!? Eu participo!

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Comunidade Legati Christi, João Roberto Schmidtz, servo do Grupo de Oração Imaculada conceição, nos relata como tem sido sua experiência, especialmente neste tempo de pandemia.

1. Conte-nos um pouco sobre o que é um grupo de oração, e qual a sua importância dentro do movimento da RCC? Do meu ponto de vista, basicamente, um grupo de oração é formado por membros que comungam e partilham das mesmas crenças, da mesma fé, do mesmo Evangelho e do mesmo movimento apostólico. E dentro da RCC, os grupos de oração do movimento são muito importantes, pois reúnem os membros que estão mais próximos daquele local (que seria uma igreja ou paróquia).

2. Qual a sua experiência no seu grupo de oração e como você conheceu e se sentiu chamado a servir como um servo neste grupo? Pelo que eu lembro, conheço a Renovação Carismática desde que era criança. Comecei a participar como membro em torno dos 12 anos de idade, na capela do meu bairro, mas parei dali algum tempo. Voltei a participar já com uns 23 ou 24, bem mais maduro (hehe), na cripta da Catedral. Me senti chamado através da manifestação do desejo, do entusiasmo e incentivo de algumas irmãs deste grupo. Por enquanto, o chamado que sinto é de participar do grupo, levar outras pessoas a conhecer a Renovação e manter as que já participam a continuarem no movimento. E claro, também, sempre auxiliando nas tarefas e atividades rotineiras do grupo.

3. Em tempo de pandemia, o alvo do grupo de oração, e de tantos outros encontros e retiros, foi o meio virtual. Como ocorre um grupo de oração online, e como tem sido a experiência nesta 'nova' modalidade? O grupo de oração online ocorre através de plataformas digitais como o “Zoom” e por meio das mídias sociais também. A experiência tem sido um tanto interessante e diferente, mas, com certeza, não substitui os encontros presenciais. Pois não há nada como ver os irmãos e as irmãs do grupo de pertinho e sentir a união, o toque e o abraço fraterno de cada um(a) deles(as).

4. Como podemos participar e conhecer algum grupo de oração, e participar do mesmo, mesmo estando em nossas casas ?Acredito que a forma mais simples de se fazer isso em casa, ainda mais em tempos de pandemia, é assistindo aos canais de TV carismáticos como “Canção Nova” e “Rede Século 21”. Também, através dos canais do YouTube, Instagram e Facebook destas emissoras. E claro, pelos canais e perfis da própria RCC nas mídias sociais.


5. Em nível de experiência carismática, o que você ressalta de mais importante ou de maior espiritualidade em fazer parte desta corrente de graças? O que te anima a viver este carisma de ser Renovação Carismática Católica? Eu percebo e sinto que a maior experiência dentro da RCC, é a de sentir a forte presença do Espírito Santo de Deus, como uma chama que se acende em nossos corações, um arrepio em todo o corpo e um forte sentimento de paz, de alegria e do amor de Deus. Nesta experiência, também nos sentirmos parte de algo maior que é Deus, em união com nossos irmãos e irmãs. E isso ainda se torna mais forte na experiência do batismo (repouso) no Espírito Santo, que só a RCC nos possibilita. É uma experiência única, profunda e extraordinária, que só quem vive e sente isso na alma pode compreender. Agora acho que nem preciso responder o que me anima a viver este carisma, não é mesmo? (Hehe).


Te desejo a paz de Cristo e o amor de Maria!


17 visualizações0 comentário