top of page
Buscar

Novena à Nossa Senhora Aparecida

Estamos no mês de outubro, mês da Rainha e Padroeira do Brasil. Abaixo você encontra um breve relato da história da padroeira, bem como a Novena, na íntegra e em PDF para download. A novena foi preparada, com as intenções próprias, por nossa comunidade. Reze com sua família!


Como tudo começou?

A história dessa linda devoção não é recente, ela começou a cerca de 300 anos, nas águas do rio Paraíba do Sul, quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região, no período de 17 a 30 de outubro de 1717. Foi após várias tentativas que os três pescadores retiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça. Depois que os pescadores colocaram a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus. Eles, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes


Como foi o início da devoção? Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. Nascia ali uma devoção, reunindo em todos os sábados, os moradores da região para rezarem o terço e cantar a ladainha.


Como foi o primeiro oratório dedicado a Nossa Senhora Aparecida? Entre 1717 e 1732, a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu. Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público.


Quando foi construída a primeira Igreja?

Em virtude da expansão da devoção à Nossa Senhora ‘Aparecida’ das águas, o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos construíram, no ano de 1740, uma pequena capela. Nela acontecia a reza do terço e o cântico das ladainhas, mas não se celebrava a Eucaristia. Em 1743, o Pe. Vilela fez um relatório dos milagres e da devoção do povo para com Nossa Senhora Aparecida e enviou ao Bispo do Rio Janeiro, Dom Frei João da Cruz, para que ele aprovasse o culto e autorizasse a construção da primeira igreja em louvor à imagem que ficou conhecida como Mãe Aparecida.

A aprovação aconteceu em 5 de maio em 1743. A igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, atual colina onde está localizado o centro da cidade de Aparecida, em terra doada pela viúva Margarida Nunes Rangel, com escritura passada em 6 de maio de 1744. A inauguração da Igreja que deu também origem ao Santuário, aconteceu na festa de Santa Ana, no dia 26 de julho de 1745. Nesta ocasião foi inaugurado também o povoado com o nome de ‘Capela de Aparecida’. No dia 25, a imagem foi levada em solene procissão a nova igreja e colocada no nicho do altar. No dia 26, aconteceu a benção da imagem e a celebração da primeira missa. Esse foi o primeiro Santuário que acolheu multidões. Foi construído em taipa de pilão e, por isso, não resistiu ao tempo. Em 1844, apresentou risco de desmoronamento e o setor administrativo da capela resolveu pela construção de um novo templo.

A fé e as demonstrações de afeto a Nossa Senhora Aparecida se estenderam para além da região onde ela foi encontrada, surgindo, em 1782, na cidade de Sorocaba (SP), uma capela dedicada à Mãe Aparecida. Essa foi a primeira de tantas capelas construídas Brasil afora.

Fonte: A12.com


Novena à Nossa Senhora Aparecida

De 03 à 11 de outubro (podendo ser rezada a qualquer época do ano)


INTENÇÕES PARA OS NOVE DIAS DA NOVENA: além de suas intenções particulares, coloquemos juntos nas mãos de Maria, cada uma dessas intenções. Peçamos a graça que dela provém.


1º dia - Pelo fim da pandemia da Covid-19;

2º dia - Por todos os doentes;

3º dia - Pelos fiéis defuntos;

4º dia - Pelas vocações;

5º dia - Para que sejamos mais atentos a Palavra de Deus;

6º dia - Pedindo a graça de aumentar a fé;

7º dia - Pelo Papa;

8º dia - Pelas intenções de toda a Igreja;

9º dia - Por todos aqueles que necessitam de nossas orações.

ORAÇÃO PARA OS NOVE DIAS: Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro. (fazer o pedido).

Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!

Rezar: Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.


Novena para download:

Novena de Nossa Senhora Aparecida - LEGA
.
Fazer download de • 187KB



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page