top of page
Buscar

JUNHO: mês do Coração de Jesus.

No próximo dia 19 de Junho, a Igreja celebra a grande solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Conheça um pouco desta belíssima devoção.


Uma religiosa piedosa chamada Margarida Maria Alacoque começou a informar que tinha visões de Jesus. Ele aparecia com frequência à religiosa e, em dezembro de 1673, permitiu-lhe descansar a sua cabeça sobre o seu coração. Enquanto sentia o consolo da sua presença, Jesus lhe falou do seu grande amor e explicou que a escolheu para falar do seu amor e da sua bondade à humanidade.


Em junho ou julho de 1674, Margarida Maria informou que Jesus queria ser honrado sob a figura do seu coração de carne. Pediu aos fiéis para que o recebessem com frequência na Eucaristia, especialmente na primeira sexta-feira de cada mês, e que tivessem uma hora santa devocional. A devoção se tornou popular depois da morte de Santa Margarida Maria em 1690.

Qual é o fim principal da devoção ao Sagrado Coração de Jesus?

Segundo Santa Margarida Maria Alacoque, “o fim principal desta devoção é converter as almas a seu amor“. Isso quer dizer que devemos retribuir dignamente o amor que Nosso Senhor teve por nós, fazendo as pessoas reconhecerem o quanto Ele nos ama.


De que maneira o Redentor quis que seu Coração simbolizasse seu amor?

Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria mostrando seu Coração divino envolto em chamas, rodeado por uma coroa de espinhos e encimado por uma cruz. É uma representação própria a despertar em nós sentimentos de gratidão, de reparação e o desejo da consagração.


Como é definida a data desta solenidade?

O Dia do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após a Solenidade do Corpus Christi, sendo uma das três solenidades do Tempo Comum. Consiste no louvor ao amor íntimo de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama, lembrando que Jesus também foi homem, para além de Deus.


Quais são as principais práticas da devoção ao Sagrado Coração de Jesus?


1ª Prática: Comunhão Reparadora nas Primeiras Sextas-feiras de cada Mês. Pedido expressamente feito por Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque.


2ª Prática: Comunhão Frequente.

Um dos pedidos feitos por Jesus a Santa Margarida, foi o de “comungar tantas vezes quantas puder“. Certamente, estando em estado de graça e, para isso, confessando-se antes se necessário.


3ª Prática: Consagração.

Esta prática aborda dois elementos: a consagração propriamente dita, que é conveniente renovar periodicamente; e o propósito de viver em conformidade com essa consagração, buscando apenas os interesses do Sagrado Coração. Embora a consagração, não imponha obrigações novas, ela exige séria e constantemente a prática dos deveres de todo cristão. Ela corresponde, a uma renovação das promessas do Batismo. Manifesta a vontade de fidelidade ao maior dos Mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com todas as tuas foras” (Mc 12, 30).


4ª Prática: Hora Santa.

Palavras de Jesus, a Santa Margarida: “Todos as noites de quinta para sexta-feira, te farei participar na mortal tristeza que quis sofrer no Horto das Oliveiras”.

Margarida tomou então o hábito de ficar em adoração diante do Santíssimo Sacramento nesse dia, das onze horas à meia-noite, em reparação, unindo-se aos sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Isso inspirou a prática da Hora Santa, que pode ser feita em casa, na Igreja, em particular ou em comum e a qualquer hora. Consiste no exercício de oração mental ou vocal, contemplando a agonia de Nosso Senhor.


5ª Prática: Exposição e veneração da imagem do Sagrado Coração de Jesus A imagem do Sagrado Coração de Jesus ocupa lugar destacado nos desejos e nas promessas a Santa Margarida Maria. Jesus prometeu grandes graças àqueles que a

levassem consigo ou a tivessem nas suas casas, apartamentos, negócios, escritórios, etc. Este espírito de união aos sofrimentos de Cristo, em reparação aos ultrajes contra o seu Coração, devem animar nossos dias e nossas atitudes.



Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!
266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page