top of page
Buscar

Honrar Pai e Mãe!? O que isso significa?

Neste mês de maio comemoramos o mês das Mães, mês de Nossa Senhora. Abaixo você acompanha o artigo escrito por Angela Mendonça, que faz parte da Vida de Aliança da Comunidade Legati Christi.


Mas o que significa honrar?

Em Êxodo 20:12 está escrito “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”, honrar é acima de tudo mostrar respeito, quando criança devemos obedecer aos pais, quando adultos honrar significa muito além de obedecer, mas ouvir e respeitar os seus conselhos, e quando são idosos significa cuidar, zelar, e exercer muito a virtude da paciência.


Honrar pai e mãe é um grande ato de amor, pois eles nos ensinam muitas coisas ao longo da vida, honrando os pais, ouvindo seus conselhos, podemos evitar erros presentes, e no Êxodo 21:17 afirma que: “E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto”, nos alertando da gravidade de não seguir este mandamento. Em Deuteronômio 5:16 nos apresenta: “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”, e ter a honra de cuidar de nossos pais no final de sua vida é uma forma de mostrar o apreço, a gratidão e o amor por tudo o que eles fizeram por nós nesta vida.


Dentro deste contexto, apresento uma experiência de vida, pois ninguém espera uma doença, ninguém quer ser surpreendido com a chegada da velhice, mas a idade chega e com ela vem os desafios e toda sua bagagem de sabedoria. Em meados de 2014 fomos surpreendidos com o resultado de um câncer de pele na minha mãezinha, esta palavra é assustadora, e na cabeça passa muitos pensamentos, e a angústia, insegurança cria um desequilíbrio emocional, logo foi realizado a cirurgia para remover o mesmo, nem dois anos após, ocorreu uma metástase, mais uma cirurgia, começou as radioterapias, e os cuidados intensivos com a mãezinha ... Nestes momentos entre hospital - casa, começamos a compreender o que é construir uma casa sobre as Rocha, Mt 7, 24-25 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. ” Desde criança tivemos uma boa educação religiosa, minha mãe sempre muito católica nos mostrava que com fé e esperança e paciência tudo no tempo de Deus é possível se concretizar. Em cada canto daquele hospital de paredes frias via pessoas com corações quentes que, necessitavam de palavras de conforto, de esperança, de um simples sorriso.

Quando construímos a nossa casa sobre a Rocha, Cristo nos fortalece, Ele nos dá força para enfrentar qualquer obstáculo em nossas vidas.

Aquele momento era só mais um obstáculo (um rio transbordando, um vento soprando), minha mãe todo dia mostrava a sua força através da oração, da fé e da esperança, e dizia confiante para mim que ela estava curada, e que não precisava me preocupar tudo iria dar certo.


Certo dia, na sala de espera no centro oncológico fiz uma reflexão, sendo Jesus Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, pressupus que Jesus Homem se preocupou com a velhice de sua mãe Maria? Como ele imaginou que isso ia aconteceria? Como ele iria reagir? no entanto lembrei que por alguma razão ele entregou a sua mãe aos cuidados de João, e como eles os Hebreus prezavam muito por honrar o pai e a mãe João como seu filho adotivo iria cuidar na velhice de Maria e zelaria por ela. João cuidou da mãe de Jesus recebendo-a em casa como parte da sua família, nesta reflexão compreendi e aprendi com Jesus e João que a nossa família pode ir muito além dos afetos de sangue, então naquele momento de deserto que me encontrava, ressurgi e acordei, a partir daquele momento dentro daquele centro oncológico dia-a-dia nos tornamos uma grande família, onde todo dia nós conversávamos, fazíamos novas amizades, víamos as dificuldades que cada um passava e vibrávamos pelas vitórias que cada um tinha ao terminar mais uma sessão de quimioterapia como de radioterapia. Neste mês das mães, quero homenagear todas as Mães, mulheres, guerreiras que lutam diariamente por um mundo melhor, o seu mundo ser melhor...


Tenham fé, construam sua casa sobre a rocha ela sempre nos fortificará; e filhos honrem seus Pais, respeitem, zelem, protejam, amanhã será vocês que necessitarão deste mesmo carinho e atenção.


Para terminar, usarei a passagem de Mateus 15,5: Mas vocês ensinam que, se alguém tem alguma coisa que poderia usar para ajudar os seus pais, em sinal de respeito, mas diz: “Eu dediquei isto a Deus”.


# Fica a Dica: Só colhemos o que Plantamos



102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page